quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Efeitos Colaterias do Uretano




Uma das invenções responsáveis por tornar o skate o que é hoje foram as rodas de uretano, material que permitiu uma maior aderência do skate com o solo, possibilitando mais segurança e melhor desempenho para o skatista, o que acarretou numa verdadeira revolução, mas quais os efeitos colaterais dessa invenção?


O skate cresceu, passou por crises, se reinventou e depois de anos surgiu em Londres o coletivo The Side Effects of Urethane, formado por artistas, arquitetos, fotógrafos, jornalistas e designers. O grupo busca criar e explorar uma relção de simbiose entre skate, arte, arquitetura e design.


O que o coletivo faz, basicamente é construir espaços onde acontecem exposições, shows, eventos que dão enfase a cultura do skate em geral, mas a parte mais importante da exposição são as esculturas skatáveis, ou seja, esculturas que possibilitam a prática do skate.


Dessa forma o TSEOU eleva o skate ao status de arte, indo muito além de um simples esporte, mostrando ele como uma forma de cultura, ou contra cultura, ecoando ainda mais os efeitos da invenção do Uretano.


O TSEOU porém não é o único a produzir esculturas para se andar de skate, tempos atrás aconteceu uma exposição na Galeria Adesivo, em Porto Alegre que contava com algumas dessas esculturas. Ainda em Porto Alegre acontece até 28 de setembro a exposição Transfer no Santander Cultural, contando com uma enorme escultura skatável realizada pelo coletivo Noh.


No youtube tem alguns vídeos do pessoal andando nessa escultura da Transfer, só ir lá e colocar "transfer" que acha.




Aqui em Alagoas o skate segue, pista nova no Benedito Bentes, das boas dizem, ainda não pude ver de perto, novas marcas e uma até revista, a Sequência #082, lançada a pouco tempo pelo skatista Diogmes Nem, não sei nenhum link pra saber mais sobre a revista, mas se acahar coloco aqui depois.




No mais, só sobraram 24 Quases aqui, quem quiser se apresse que logo acaba =]

Nenhum comentário: